Majdi Fathi Suleiman Qraiqea
“ Meu direito de viver”
Nasceu em Gaza e trabalha há décadas com o objetivo de mostrar a beleza e a realidade de sua cidade natal. Atualmente é freelancer na Nurphoto, mas antes trabalhou para várias agências de comunicação, incluindo a Apollo. Especialista em produção e iluminação, também é professor de fotografia.
Ele cobriu a guerra em Gaza desde 2008, expondo seu trabalho dentro e fora da Palestina (Líbano, Jordânia, Malásia, Itália, França e agora na Espanha). Desde 7 de outubro passado, ele documentou minuto a minuto a destruição e devastação da Faixa sob os bombardeios e o cerco israelense.
Ele ganhou, entre outros, o Prêmio da Agência “Anadolu” da Turquia em 2012, o Prêmio “Sharjah” de Imagem Árabe em 2014, o Prêmio “Press House” em 2019 e o Prêmio da Universidade “Dar Al Kalima Karima Abboud” de Fotografia em 2021.
Foto 1 – Os palestinos inspecionam os escombros da escola Al-Urube, que foi alvo de ataques aéreos israelenses durante a noite no campo de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, em meio ao conflito contínuo entre Israel e o grupo militante palestino Hamas, em 31 de janeiro de 2024.