Escolha uma Página

CHAMAMENTO II Mostra Fotográfica

Primeiro Chamamento para Mostra Fotográfica

II Encontro da Rede Acampa – “Ódio ou Convivência”

A Rede Acampa Brasil comunica que, até o dia 25 de julho de 2023, estão abertas as inscrições de trabalhos fotográficos para a II Mostra Fotográfica Ódio ou Convivência, a ser realizada de 01 a 08 de outubro de 2023, no Sesc Piracicaba. As fotografias ficarão expostas de 05 a 31 de outubro de 2023, em diferentes locais no Sesc Piracicaba.

A mostra é um evento integrante do II Encontro da Rede Acampa pela Paz e o Direito a Refúgio, que tem como tema: “Ódio ou Convivência”.

  1. Quem pode se inscrever:

a).  Estudantes de fotografia, fotógrafos, fotojornalistas, foto documentaristas, pesquisadores de imagem, interessados por fotografias e direitos humanos que tenham imagens publicadas em meios digitais ou tradicionais de comunicação

b). Maiores de 18 anos.

c). Moradores em todo o território brasileiro.

  1. O TEMA: Ódio ou Convivência

 

  1. As inscrições: Serão gratuitas e estarão abertas no período de 05 a 25 de julho 2023, até às 23h59min/Horário de Brasília.
    O candidato deverá preencher o formulário no google forms no link: Clique aqui com as seguintes informações:
    • Nome completo
    • Nome artístico
    • Idade
    • Endereço
    • Email
    • Telefone de contato
    • WhatsApp
    • Perfil nas redes sociais (caso tenha) ou endereço
    • Pequena Biografia de meia lauda
    • Portfólio
    • Anexar as fotos, que devem estar em um único arquivo, no formato PDF, em baixa resolução (máximo 10MB – apenas para fins de seleção). Cada foto deverá conter as seguintes informações: Título, autoria e sinopse da foto em até 12 linhas.

➡  Lembre-se de intitular o arquivo em PDF com o seu nome.

3.1.  Serão desconsideradas as inscrições realizadas fora do prazo, aquelas cujo material de inscrição estiver incompleto, e aquelas remetidas de forma diversa da estabelecida nesta convocatória

3.2. Não serão aceitos trabalhos de cunho religioso, político-partidário e governamental, bem como de caráter evidentemente publicitário e/ou institucional.

 

    1. A seleção: O processo seletivo será realizado pelo foto documentarista Xosé Abad, coordenador geral da Rede Acampa – Galícia – Espanha, que levará em consideração os seguintes critérios:
      • Qualidade informativa, artística e imagética;
      • Fotos em consonância com o tema;
      • Trabalhos que tenham características sociais, de refúgio, de ódio, de convivência e direitos humanos.

 

  1. O resultado final da relação dos(as) selecionados(as) será divulgado nas redes sociais da Rede Acampa Brasil @acampa_brasil_, a partir de 10 de agosto de 2023. Os(as) fotógrafo(as) selecionados(as) serão contatados(as) com as devidas instruções por email ou whatsapp.

5.1. Serão selecionadas até 10 fotografias, ficando a Rede Acampa Brasil desobrigada de qualquer seleção caso nenhuma foto recebida seja escolhida.

5.2. Os (As) selecionados(as) deverão enviar, respeitando o prazo a ser estabelecido previamente, os arquivos finais prontos para impressão (alta resolução com 300dpi, formato “equivalente” a 90x60cm) em JPG ou TIF ou PDF de alta resolução. Caso o arquivo não atenda aos requisitos solicitados ou esteja em desacordo ao apresentado na inscrição, o(a) selecionado(a) será desclassificado(a).

5.3 A Rede Acampa Brasil poderá convidar os/as fotógrafos/as que compõem a exposição a contar a história da foto. Tal decisão fica a critério da Rede Acampa Brasil, não cabendo recurso quanto a essa escolha.

 

  1. A Rede Acampa Brasil se compromete a: fazer a impressão das fotos em suporte selecionado para a exposição, realizar a montagem e desmontagem, além da divulgação durante o período expositivo.

6.1.  As fotos impressas, produzidas para a Mostra Fotográfica – II Encontro da Rede Acampa – “Ódio ou Convivência”, são de propriedade da Rede Acampa Brasi.

 

  1. Direitos Autorais

7.1.  Remuneração por Direitos de Autorais: Cada selecionado(a) receberá o valor de R$ 300,00 (trezentos reais) por fotografia, em conceito de cessão, não exclusiva, dos Direitos Autorais pelo uso das fotos na exibição pública e nas comunicações informativas realizadas pelo Acampa Pela Paz e o Direito a Refúgio, sempre citando a autoria das imagens. O pagamento do valor será feito ao término da exposição, em 31/10/2023.

7.2.  Ao se inscrever, os participantes autorizam, automaticamente, a Rede Acampa Brasil e/ou o SESC Piracicaba a utilizar os trabalhos selecionados para fins promocionais ou institucionais, exclusivamente, tais como: exposição, veículos de comunicação das entidades, divulgação em mídia impressa e digital.

7.3   Ao se inscrever, o(a) participante assume total responsabilidade, garantindo que as fotografias inscritas são de sua autoria, responsabilizando-se pelo seu conteúdo, e assume também que a respectiva exposição não infringe quaisquer direitos de autor, direitos conexos ou direitos de propriedade de terceiros. No caso de fotografias com pessoas, o participante garante ter autorização das mesmas para a sua exposição, sendo da sua exclusiva responsabilidade qualquer possível reclamação.

7.4   O(A) participante será responsável pela obtenção de toda autorização, licenciamento ou cessão de direitos relativos a obras de terceiros necessários para o pleno atendimento à legislação incidente sobre a obra, em especial a legislação autoral.

7.5   Caberá a ele/ela responder, de forma exclusiva e integral, por eventuais reclamações, questionamentos, acusações ou alegações de plágio ou violação a direitos autorais, conexos, patrimoniais, de propriedade industrial, de titularidade de terceiros, dentre outros, assegurando à Rede Acampa Brasil o pleno ressarcimento por possíveis prejuízos sofridos a esse título.

 

  1. Em caso de dúvidas ou para obter mais informações: redeacampabrasil@gmail.com

 

ACAMPA PELA PAZ E O DIREITO A REFÚGIO

A Rede Acampa pela Paz e o Direito a Refúgio nasceu na cidade da Coruña – Galícia – Espanha, em 2016, por iniciativa da plataforma de Organizações Sociais. Nestes anos de trabalho, outras cidades já lançaram o Movimento Acampa com novas iniciativas: Piracicaba – SP (Brasil), Madri (Espanha), Lisboa (Portugal).

ACAMPA desenvolve sua atividade em relação à cidadania com informações, conscientização, reflexão, conhecimento, arte, na defesa dos direitos humanos e do direito ao refúgio. A Rede Acampa pela Paz e o Direito a Refúgio promove o comprometimento com a participação e a ação sociopolítica, mas com uma posição não partidária, sempre pautada na Democracia, Direitos Humanos e Direitos Humanitários

O II Encontro vai reunir pesquisadores, ativistas, movimentos sociais, culturais, estudantes, professores/as, pessoas, grupos artísticos de pessoas em condição de refúgio. A Mostra Fotográfica será exposta na sede do Sesc Piracicaba, podendo ser levada para outras cidades de acordo com a programação da Rede Acampa Brasil e para escolas, universidades e instituições públicas.